SISTEMA DE RÁDIO

 
  Pedidos de Oração e-mail: teinho@teinho.com, WhatsApp: (75)98194-7808, Jesus te Ama!

* CONFIANDO FIRMEMENTE EM DEUS


Texto Áureo: I Pe. 5.7 – Sl. 37.3-8
irmaoteinho@hotmail.com

OBJETIVO: Motivar a confiança em Deus e a convicção de que Ele está no comando de todas as coisas.

INTRODUÇÃO: A sociedade contemporânea motiva as pessoas a confiarem em si mesmas. A Palavra, no entanto, diz em Jr. 17.5, “Maldito o homem que confia no homem, e faz da carne o seu braço, e aparta o seu coração do Senhor!”. Ciente dessa verdade, na aula de hoje, aprenderemos que a confiança em Deus é uma das disciplinas fundamentais do viver cristão. No início do estudo, definiremos o que significa confiar em Deus. Em seguida, mostraremos o fundamento dessa confiança, e por fim, apresentaremos alguns princípios a fim de que vivamos mais confiantes no Senhor.

1. A CONFIANÇA EM DEUS: Uma das palavras hebraicas para “confiança” é “aman” que também significa “acreditar” ou “ter fé”. A outra, mais apropriada e condizente com a lição de hoje, é “batah” que tem a ver com “o senso de depositar confiança completa na segurança de Deus”. Na verdade, a confiança no Senhor é uma das características fundamentais do povo escolhido (Sl. 4.5; 62.8; 115-9-11; 125.1; Is. 26.4). A confiança no homem deva ser comedida (Pv. 31.11), e jamais levada a extremos, pois, conforme ressaltamos na introdução, aquele que põe sua confiança exclusivamente no homem, mais especificamente, em seus próprios méritos, é maldito (Jr. 17.5) ainda que a confiança em si mesmo seja uma tendência normal da natureza pecaminosa. Em relação à salvação, é perigoso acreditar que alguém possa ser salvo pelas suas obras (Ef. 2.8,9).

2. O FUNDAMENTO DA CONFIANÇA: O fundamento da confiança é o reconhecimento de quem Deus é de quem nós somos. Aqueles que têm dinheiro são tentados a confiar em suas riquezas (Pv. 11.28). Aqueles que são politicamente poderosos tendem a confiar em sua influência (Sl. 146.3). Aqueles que são fortes tendem a confiar em seu poderio militar (Dt. 28.52; Jr. 5.17). As pessoas inteligentes podem muito bem ser tentadas a confiar em seu intelecto (Pv. 3.5-6; 28.26). Mas todas essas coisas são insuficientes para nos trazer segurança. Não há qualquer segurança dentro de nós mesmos, pois ela se encontra fora de nós. Confiar em Deus significa reconhecer que o Senhor é Poderoso para nos guardar, que Ele é nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia (Sl. 46.1).

3. CONFIANDO NO SENHOR: Do mesmo modo, somos convidados a confiar nEle nas situações mais adversas (I Sl. 17; Dn. 3). Lembremos do que aconteceu quando o rei da Assíria quis destruir os israelitas. Ezequias e toda a cidade de Jerusalém depositaram a sua confiança no Senhor (II Rs. 18.30-35). Há outros exemplos de confiança em Deus ao longo da Bíblia, dentre eles destacamos: Abraão (Rm. 4.18; Hb. 11.11,12); Jó (Jó. 19.25) e Paulo (II Tm. 1.12). Do mesmo modo, precisamos aprender a viver pela fé (Hc. 2.4), a controlar nossas ansiedades (Fp. 4.6), a levar todas as nossas angústias em oração ao Senhor (I Ts. 5.17).

CONCLUSÃO: Para concluir, o que nos diz o Salmo 125, versículos 1 e 2 nos são suficientes: Os que confiam no Senhor serão como o monte de Sião, que não se abala, mas permanece para sempre. Assim como estão os montes à roda de Jerusalém, assim o Senhor está em volta do seu povo desde agora e para sempre”. Confiantes no Deus da providência, seja na vida ou na morte, podemos, como diz o hino sacro da Harpa Cristã, soltar o cabo de nau e navegar com fé em Jesus (HC 467). Saber que a bonança se faz quando Ele está conduzindo o barco. Mesmo as tempestades se calam diante de Sua potente voz (Mt. 8.23-27). PENSE NISSO!